Catálogo | Catálogos
Correspondência dos diretores da Biblioteca Nacional (1795‑1834)
Lígia de Azevedo Martins; Paulo J. S. Barata
Encomendar impressão da obra (POD) 15.54 (IVA incluído)
comprar ebook €4.00(IVA incluído)
Ano: 2019
ISBN: 9789725656617
Colecção: Catálogos
Descrição: Este catálogo descreve a correspondência dos diretores da Real Biblioteca Pública da Corte, no período compreendido entre 1795 e 1834, que abarca a vigência das direções de António Ribeiro dos Santos (1796 1816), Joaquim José Ferreira Gordo (1816 1834) e Joaquim Larcher (1834).
A correspondência dos diretores configura, em geral, opções de gestão de natureza estrutural de inegável interesse para o conhecimento do que foi a história da Biblioteca Nacional no seu período constitutivo. Pela documentação descrita podem perceber se as principais linhas de força do que foi a gestão da Biblioteca nesses tempos, designadamente, no que se refere às admissões de pessoal, às grandes doações e às aquisições iniciais: a doação de Frei Manuel do Cenáculo, a doação do Convento de Nossa Senhora da Divina Providência (Teatinos), o difícil processo de compra do monetário de José Fontenelle, ou a aquisição da Bíblia hebraica, chamada de Cervera.
O processo de extinção das ordens religiosas, na ótica da incorporação dos fundos das respetivas livrarias, de que se destaca a de Alcobaça, constitui também uma das mais valias desta documentação. Acresce ainda, pelo alcance da medida, a tentativa de criação de uma rede de correspondentes literários e bibliográficos da Real Biblioteca Pública da Corte nas principais Cortes europeias, recorrendo aos diplomatas portugueses aí acreditados.
|